10:09 | Você está no lugar certo.
Art by unDraw

O que você precisa para produzir o seu próprio Podcast?

Brendo Camargo / Agosto de 2019 / Marketing
Compartilhar

Que raios é esse tal de Poscast que todo mundo anda falando?

Bom, se você está lendo este artigo, provavelmente já ouviu alguém falando sobre este tema ou até mesmo já acompanha algumas das pessoas que você segue neste tipo de formato, certo? A verdade é que o Podcast não é lá bem uma novidade... pelo contrário, já faz bastante tempo que existe, mas no Brasil chegou com mais força há pouco tempo. O Podcast nada mais é do que um formato de produção de conteúdo em aúdio, que tem uma pegada mais de rádio, onde você pode gravar episódios falando sobre algum tema que seja pertinente para o seu mercado, convidar outras pessoas para participar e fazer um bate-papo ou uma entrevista e muito mais. Existem modelos mais complexos e modelos mais simples de produção, mas saiba desde já que você mesmo(a) pode produzir o seu.

Neste artigo eu vou te contar tudo o que você precisa saber para produzir o seu próprio Podcast começando do zero. Além disso, ainda vou compartilhar mais 06 episódios, onde em cada um deles vou falar sobre um tema diferente de marketing, para que você possa entender com propriedade como funciona a dinâmica de um Poscast na prática. Vamos juntos! Se você prefere escutar o áudio, vou deixá-lo aqui embaixo para você.

Quais são as vantagens e por que devo considerar o Poscast na minha estratégia de conteúdo?

Direto ao ponto. Talvez a maior vantagem do Podcast seja o fato dele ser um formato de conteúdo em áudio, o que significa que a sua audiência pode consumi-lo enquanto realiza outra tarefa, tornando-o muito mais dinâmico. Sabemos que nos dias de hoje as pessoas estão super atarefadas com milhares de coisas para fazer todos os dias, e por isso é importante saber como estar presente na vida dessas pessoas enquanto elas realizam todas essas tarefas... é aí que o Poscast ganha força. O seu cliente pode escutar um episódio do seu Podcast dentro do metrô, do ônibus, do carro, enquanto está cozinhando ou até mesmo enquanto está malhando.

O que você precisa para produzir o seu próprio Podcast?

Dito tudo isso, não precisa ser nenhum gênio para entender por quê você deve considerar produzir o seu próprio Podcast e inserir este formato na sua estratégia de conteúdo, certo? Este formato te permitirá estar mais próximo do seu cliente, o que por consequência pode te ajudar a vender mais, que no final das contas é o que sempre estamos buscando. Além disso, ainda permite que você aborde determinados temas com maior profundidade, dê mais detalhes, mergulhe no tema abordado e entregue um conteúdo mais rico para os seus clientes.

Melhor feito do que perfeito.

Se você vai começar um Poscast do zero, tenha isso em mente: Melhor feito do que perfeito.

Essa frase é um mantra que vai te ajudar a não buscar a perfeição nos primeiros episódios, mas sim entregar um conteúdo revelante para a sua audiência, independente se é a melhor produção de todas ou não. Se preocupe com o conteúdo, que é o mais importante. Provavelmente você ainda não tem recursos necessários para comprar um microfone de alta qualidade ou outros equipamentos que te ajudariam a melhorar a qualidade da produção, mas não se preocupe, isso não é o mais importante agora.

Existem modelos mais complexos e modelos mais simples de produção e é você que precisará entender quais os recursos que tem em mãos e qual desses modelos se encaixam melhor no momento da sua empresa. Se você ainda não tem muitos recursos, tanto financeiros quanto de pessoal mesmo, vale a pena começar por um modelo mais simples, que é basicamente este que estou compartilhando com você.

Os recursos necessários para começar:

Como eu disse, vamos compartilhar um modelo demonstrativo com você, para que possa colocar o seu Podcast no ar. Se você está aí pensando que vai precisar de milhares de equipamentos, calma, porque você não vai. Basicamente o que você vai precisar é de um celular e um fone de ouvido. Sim, um celular e um fone de ouvido (que foi basicamente o que eu usei para produzir o episódio que compartilhei logo acima e os demais episódios deste modelo demonstrativo). O celular você vai usar - obviamente - para gravar o áudio e o fone de ouvido para dar um pouco mais de qualidade neste áudio.

O que você precisa para produzir o seu próprio Podcast?

Se você escutou o episódio acima, deve ter percebido que ele leva um som de fundo e que - em determinados momentos - esse som fica mais alto, dando um intervalo entre algumas ideias. Esta dinâmica é importante para que você mantenha o ouvinte engajado no conteúdo e para que as ideias tenham a ênfase necessária para fixar na mente deste ouvinte. Se você despeja todo o conteúdo de uma única vez, sem muita dinâmica, fica chato e você perde a audiência. Lembre-se da pegada de rádio que mencionei... ela é importante para que você estabeleça um ritmo que vai fazer o ouvinte ficar com você do início ao final do episódio.

Caso não tenha tanto familiaridade com este tipo de edição, considere contratar um freelancer para editar e dar essa dinâmica para os seus episódios. Se você já tem um pouco mais de noção e um pouco mais de tempo para editar você mesmo(a), aqui na imarkt utilizamos o software Sony Vegas para a edição (som de fundo, melhorar a qualidade do áudio e etc). Lembre-se de começar com o que tem e, com o tempo e mais recursos, pode ir aprimorando o modelo. Celular, fone de ouvido e uma edição para dar dinâmica... é o que você precisa para começar hoje.

Quais tipos de conteúdo devo compartilhar com a minha audiência?

Produzir um Podcast não é simplesmente pegar o celular e começar a gravar e falar sem parar. Você precisa saber claramente o que quer compartilhar com a sua audiência e isso passa por um plano editorial. Você vai definir um plano, onde os episódios vão seguir uma linha do tempo, entregando um conteúdo por vez de acordo com o momento da sua audiência. Isso significa que você vai compartilhar "conteúdos base" para preparar seus clientes para uma possível venda mais a frente, mas sempre entregando um conteúdo relevante.

O que você precisa para produzir o seu próprio Podcast?

Esses conteúdos vão te ajudar a educar a sua audiência para que ela entenda mais produndamente o produto ou serviço que você vende e, mais importante, para que ela entenda a importância dessa solução na vida dela. Leve em consideração o momento dos seus clientes e busque não compartilhar conteúdos "avançados" com clientes que ainda estão no "básico". Pode parecer bobo, mas isso faz totalmente a diferença. Uma coisa que pode te ajudar a traçar esse plano com bastante assertividade é perguntar para a audiência quais são suas maiores dúvida em relação àquilo que você faz. Uma simples pergunta como "Qual é a sua maior dúvida sobre _____?" no instagram stories, por exemplo, poderá te dar um norte bem bacana sobre o que compartilhar primeiro.

Produzi meu Podcast. Em qual plataforma devo disponibilizá-lo?

Hoje você tem várias opções de plataformas, mas as mais populares com certeza são a da Apple (Itunes - Podcast) e do Spotify. A Apple já é referência neste mercado há anos com o seu aplicativo nativo "Poscasts" que já vem instalado nos aparelhos com iOS (Iphone, Ipad e etc). Já o Spotify, que talvez você conheça mais por streaming de música, tem ganhado muita força nos últimos tempos. Para você ter ideia, a plataforma dobrou sua audiência de podcasts no segundo semestre de 2019, período no qual registrou mais de 30 mil novos podcasts na plataforma globalmente. A plataforma também conquistou 25 milhões de assinantes desde o mesmo período do ano passado, atingindo um volume total de 108 milhões de assinantes. Audiência de Podcasts subiu 50%, diz Spotify.

Existem outras plataformas, mas com certeza essas duas são as mais relevantes em termos de entrega, pois são (no caso da Apple) ou estão se tornando (caso do Spotify) referência em Podcast. Uma outra possibilidade é você disponibilizar um vídeo com uma imagem estática (caso do nosso exemplo acima) ou com imagens em vídeo de você enquanto grava o episódio e compartilhar no Youtube e/ou redes sociais (Facebook e Instagram). É um formato que, embora traga um aspecto mais visual, também tem atraído a atenção dos ouvintes. É como se eles pudessem ter acesso ao "behind the scenes" do episódio que geralmente só podem escutar. A parte legal é que você pode editar partes de um episódio de 20min - por exemplo - e compartilhar nas redes sociais de maneira fragmentada, gerando ainda mais conteúdo (quantidade) na sua conta.

Não é mais tendência, é realidade.

Basicamente eram esses os detaques que eu queria compartilhar com você para que você tivesse tudo que o precisa para começar a produzir o seu podcast ainda hoje, com um modelo simples, de fácil produção e implementação.

Para finalizar, saiba que esse formato de conteúdo não é mais uma tendência... é algo que realmente chegou para ficar. Não à toa, a Globo anunciou no último dia 25/09/2019, através de uma reportagem no Fantástico, que vai disponilizar vários Podcasts em diferentes áreas do jornalismo (tem sobre política, futebol, música e muito mais). Nesta segunda-feira, 26, o jornalismo da Globo passa a contar com um pacote de nove podcasts, que se somam a outros cinco já disponíveis no G1 e em plataformas de áudio como Spotify e iTunes. O carro-chefe das novas produções é o programa “O Assunto”, que será publicado de segunda à sexta. Com notícias do dia e tempo médio de 25 minutos, o podcast terá apresentação da jornalista Renata Lo Prete. O projeto ainda tem o “Bem-Estar”, com Michelle Loreto, “GloboNews internacional”, com Marcelo Lins e Guga Chacra, e “Como Será”, com Sandra Annenberg. Cresce a relevância de podcasts na estratégia da Globo.

Espero que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido útil para você. Se você gostou ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que eu vou ter o maior prazer de te responder. Ah, não se esqueça de se inscrever no nosso canal do Youtube para ter acesso ao nosso modelo demonstrativo para você entender certinho como funciona a dinâmica de Podcast na prática e, claro, ter acesso à um conteúdo riquíssimo de marketing inteligente. Um abraço e vamos juntos! 

Por Brendo Camargo

Por Brendo Camargo
Co-Fundador

Olá, deixe seu comentário para o post: O que você precisa para produzir o seu próprio Podcast?

Enviando Comentário Fechar :/

Artigos de 2-5 min de leitura que valem uma vida inteira. Insights, Estratégias e mais. Assine já.