10:27 | Você está no lugar certo.
Designed by Freepik

O fim das curtidas no Instagram? Entenda a situação e veja como a sua marca pode tirar proveito dessa mudança:

Brendo Camargo / Junho de 2019 / Tecnologia
Compartilhar

É o fim das curtidas no Instagram?

Ainda não, mas é o começo de um movimento que pode ganhar muita força. Durante a F8 — conferência do Facebook voltada para desenvolvedores realizada em San Jose, na Califórnia, O Instagram anunciou que comecará a experimentar uma forma de ocultar as curtidas e visualizações de vídeo na plataforma. O experimento irá rodar no Canadá e irá atingir apenas uma parcela de pessoas dentro da plataforma. É uma mudança e tanto para a plataforma que se solificiou exatamente pelo fato dos famosos "likes" serem a forma das pessoas reconhecerem se um conteúdo era bom ou não. 

O fim das curtidas no Instagram? Entenda a situação e veja como a sua marca pode tirar proveito disso:

Reprodução: Facebook F8 Conference / First Post

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais dessa mudança recém anunciada pela plataforma, vamos elencar o quais são os impactos positivos e negativos para você que tem a página da sua empresa no Instagram e quais são as oportunidades a serem aproveitadas. Então, sem mais delongas, vamos juntos!

A mudança é boa ou ruim para as empresas?

Toda mudança sempre gera um frio na barriga, certo? Ainda mais aquelas que podem impactar radicalmente os nossos resultados. Se a mudança é boa ou ruim, é relativo, já que uns vão sorrir, enquanto outros vão chorar. Mas é aquela história, enquanto uns choram, outros vendem lenços, não é mesmo?

A mudança, se realmente vier a ser implementada de forma efetiva globalmente, só será negativa para as empresas que sempre buscaram "likes" ao invés de resultados... ou pior, para as empresas que achavam que os "likes" ERAM os resultados. Não é novidade, já falamos sobre este tópico aqui na imarkt muitas vezes e sempre deixamos claro que, para ter sucesso e resultados reais nas redes sociais, o foco deveria estar na qualidade e relevância dos seus conteúdos, não no número de seguidores e tampouco nas curtidas nas suas publicações. Agora é a hora da verdade, a hora de saber quem realmente produz conteúdo que vende e quem está escondido atrás dos números ilusórios.

Se as curtidas são o "coração" da plataforma, por que o Instagram tomou esta decisão?

Não é de hoje que existem discussões fortes sobre o impacto das redes socias nos problemas atuais de baixa-estima e doenças psicológicas que muitos jovens vêm enfrentando ao longos dos últimos anos. A discussão é tão importante que, um dos fatores que influenciaram a decisão foi justamente acabar com esta competição social por curtidas que, muitas vezes, desencadeia sentimentos ruins, como a ansiedade, frustração, inveja e até depressão. Recentemente, Selena Gomez, que é uma das celebridades mais importantes dentro da plataforma, tendo mais de 152 MILHÕES de seguidores SÓ NO INSTAGRAM, disse que as mídias sociais são perigosas para essa geração [especialmente pelos problemas citados acima].

Com uma declaração dessas, de uma pessoa tão importante dentro da plataforma, ficou claro que algo precisava ser feito e, tudo isso, só reflete o movimento que várias marcas, não só o Instagram, estão perseguindo, que é de dar mais ênfase ao que realmente importa [qualidade e relevância] e fugir daquilo que denigre a imagem das pessoas.

Como marca, quais são as oportunidades?

As oportunidades são inúmeras, mas a mais importante delas é direcionar o foco e os esforços para a produção de conteúdo altamente relevante. Não é sobre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece, mas sim como eles ajudam seus clientes no momento em que eles precisam. A conversa começa a se expandir e, cada vez mais, teremos que nos distanciar do "eu tenho um produto, quer comprar?" e nos aproximar do "quais são os seus problemas, eu quero ajudar".

Como eu disse anteriormente, a mudança só será negativa se a sua empresa acredita que as curtidas são os resultados dentro das redes sociais. Veja pelo lado positivo, se não precisar mais correr atrás das curtidas, seu trabalho será mais tranquilo, concorda? Vai aliviar essa pressão de "meu conteúdo só é bom se tiver centenas de curtidas". Querendo ou não, os números realmente influenciam na forma com que as pessoas olham para a sua marca, mas na ausência deles, o que mais pode chamar a atenção delas?

Perguntas como esta irão te ajudar a filtrar melhor o que você compartilha no perfil da sua empresa. Fará também com que você pense duas vezes antes de postar algo como "Bem-vindo Junho". Esses são os famosos posts que só geram curtidas, mas resultado que é bom... nada, né?

Como produzir Conteúdo Relevante no Instagram?

Seja qual for o seu ramo de atuação, uma coisa é certa... seus clientes têm dúvidas. E adivinhe... você, como marca, é quem pode sanar essas dúvidas. Já tinha pensado nisso? Então a maneira mais simples para você começar a produzir conteúdo relevante no Instagram ainda hoje é essa. Elence as 10 principais dúvidas dos seus clientes (se quiser co-criar com os seus seguidores, use o Instagram Stories (recurso de Perguntas) e faça uma pergunta simples do tipo "Qual é a sua maior dificuldade em X" e deixe que eles mostrem para você quais são os tópicos que você pode abordar para produzir os seus conteúdos). A partir daí, você pode usar a sua experiência para responder essas dúvidas e começar a gerar uma relação mais próxima com eles. Lembre-se de responder as dúvidas em uma linguagem simples (não técnica). Ah, prefira produzir os conteúdos em vídeos (recomendado pela própria plataforma) e/ou no formato de carrossel. São boas práticas que ajudam o seu conteúdo chegar a mais pessoas. Para um detalhamento melhor dessa estratégia, veja o vídeo abaixo:

 

Comece hoje!

Não espere essa mudança chegar aqui para só então mudar a forma que você produz conteúdo na sua empresa. Comece hoje! Assim, a sua empresa estará preparada e à frente dos concorrentes que ainda estão correndo atrás de "likes".

Espero que você tenha gostado deste artigo. Se gostou, não se esqueça de deixar o seu comentário aqui embaixo e assinar a nossa Newsletter. Vamos Juntos!

Por Brendo Camargo

Por Brendo Camargo
Co-Fundador

Olá, deixe seu comentário para o post: O fim das curtidas no Instagram? Entenda a situação e veja como a sua marca pode tirar proveito dessa mudança:

Enviando Comentário Fechar :/

Ideias inovadoras para o seu negócio. Receba um aviso sempre que tivermos algo novo. Assine.