11:28 | Você está no lugar certo.
Photo by unDraw

MELHORES AMIGOS: Saiba como este recurso do Instagram pode te ajudar a VENDER MAIS!

Brendo Camargo / Julho de 2019 / Tecnologia
Compartilhar

O seu cliente te vê como um Melhor Amigo?

Já tinha se feito essa pergunta? Eu sempre digo que a relação de compra e venda nunca pode se limitar apenas ao contato "frio" de uma empresa com um cliente. Eu acredito muito que a relação que traz resultados positivos ao longo do tempo é aquela que se baseia no tratamento de pessoa para pessoa. Sempre vai ser uma transação (dar e receber), afinal você está vendendo algo e seu cliente está comprando, no entanto, não precisa ser uma coisa monótona ou clichê e formal. Está mais do que provado que, quando exergamos e nos importamos com a pessoa que está por trás do cliente, o sucesso vem de maneira mais consistente.

No artigo de hoje vamos falar sobre um recurso do Instagram que vai te ajudar a construir essa relação de Melhores Amigos com o seu cliente e, de quabra, ainda vai te ajudar a vender mais e melhor. Então se prepara aí e vamos juntos!

O conceito de exclusividade.

Fala a verdade, quem é que não gosta de ser tratado com exclusividade? Ou melhor, de saber que tem acesso à algo que está disponível apenas para um seleto grupo de pessoas. É um sentimento gostoso, não é? Com os clientes não é diferente. Não à toa, produtos com conceito de exclusividade custam bem mais caro do que os produtos que geralmente encontramos com mais facilidade. Em outras palavras, o que tem pouco ou é mais restrito, vale mais.

Isso tem tudo a ver com o que vamos falar hoje. O recurso de Melhores Amigos, disponível no Instagram Stories, à princípio, foi criado para as pessoas compartilharem suas histórias apenas com seus melhores amigos, ao invés de compartilhar com todos os seguidores. No entanto, surgiu também a oportunidade de usar esse recurso com o objetivo comercial (que é o que vamos abordar hoje) e acabou se tornando uma ótima opção para a entrega de Conteúdo Exclusivo, já que a sua função é direcionar um determinado conteúdo para uma lista restrita de pessoas (Melhores Amigos). O mais legal de tudo é que é você que decide quem fará parte da sua lista. Como empresa, obviamente que o seu objetivo não vai ser adicionar os seus melhores amigos pessoais na lista (ou sim, quem sabe), pois a intenção do ponto de vista comercial, é que você seja capaz de criar uma lista seleta de contatos (seguidores) para receber determinados conteúdos que nem todos podem ter acesso.

Os 03 pilares da estratégia.

Para que a estratégia dê certo, você precisa seguir 03 pilares para tornar essa lista atrativa aos olhos dos seus seguidores. Você precisa fazê-los sentir O DESEJO de fazer parte da lista.

ENTREGUE CONTÉUDO EXCLUSIVO: O primeiro pilar é o conteúdo REALMENTE exclusivo, ou seja, quem estiver nesta lista precisa receber algo que os seguidores normais não recebem. Ou, se for o caso, um conteúdo antecipado (eles recebem primeiro do que todos os outros seguidores). Lembra que eu disse que as pessoas AMAM receber um tratamento exlusivo? Pois então... é assim que você vai construir este desejo nelas.

ENTREGUE VALOR: Não adianta nada receber algo que os outros não recebem se isso não tiver valor algum, concorda? Pra que eu quero algo que não me agrega em nada? Esse é o segundo pilar da estratégia. Procure entregar um conteúdo realmente valioso para essa lista. Isso terá dois efeitos... o primeiro deles é que as pessoas que fazem parte desta lista se sentirão privilegiadas; o segundo é que quem não faz parte da lista vai sentir que está "perdendo" algo e isso é muito poderoso. Estimule a sua lista dar feedbacks sobre os conteúdos e compartilhe isso no seu perfil. IMPORTANTE: Tudo isso precisa ser genuíno, de verdade, precisa agregar valor. Só assim vai fazer a diferença no seu negócio.

LIMITE DE VAGAS: O segundo pilar não faz sentido se todo mundo tiver acesso à lista, certo? O conceito de exclusividade só faz sentido se nem todo mundo puder ter o que eu tenho. É simples. Sendo assim, o terceiro pilar da estratégia é o limite de vagas. Então determine um limite de acordo com a sua base de seguidores. Se você tem um número grande de seguidores, o limite da lista pode ser maior também. Você tem duas opções... você pode construir uma lista aberta (incluindo seguidores que já compraram de você e seguidores que ainda não compraram) ou uma lista segmentada (apenas seguidores que já compraram de você). A decisão fica com você, mas eu iria com a segunda, pois é melhor alimentar a relação com um cliente que já compra de você e aumentar a suas vendas com ele.

IMPORTANTE: Deixe claro que essa lista existe. Divulgue e mostre os benefícios e vantagens que as pessoas terão acesso ao participarem da lista.

Exemplos de aplicabilidade.

Uma pergunta que você provavelmente se fez depois de ler os 03 pilares da estratégia foi "Mas como é que eu faço para entregar valor para a minha lista?" acertei? Para não te deixar no escuro, vou exemplificar como você pode gerar valor para a sua lista usando dois mercados diferentes: Lojas de Moda Feminina e Personal Trainers.

1. No primeiro exemplo, imagine que uma loja entrega ofertas exclusivas para a lista ou que traga novidades em primeira mão de peças que ainda não estão disponíveis na loja, mas que vão chegar em breve e ainda ofereça FRETE GRÁTIS para quem reservar o pedido antecipado. Você acredita que isso seria valioso para a lista?

2. No segundo exemplo, o Personal poderia compartilhar tutoriais com exercícios exclusivos para a lista ou até mesmo fazer uma parceria com uma nutricionista, por exemplo, para dar dicas de alimentação e dieta. Se quisesse ir além, poderia até compartilhar receitas fitness que é algo que todo mundo gosta de ver e sempre agrega valor. Não seria uma boa?

O que você precisa entender é que sempre será uma TROCA (o famoso dar e receber). Se você agrega valor para essas pessoas, sempre estará mais perto de realizar uma venda, de vender o seu produto pelo preço que realmente vale, de ganhar defensores da sua marca... enfim, a sua marca ganha valor percebido e aumenta as chances de vender mais (sem precisar ficar brigando por preços com a concorrência, que é o melhor de tudo).

Como faço para compartilhar um story com minha lista de Melhores Amigos no Instagram?

Para compartilhar um story com a lista de Melhores Amigos no Instagram, entre no aplicativo do Instagram para Android ou iOS e siga as instruções abaixo. É possível criar uma lista de Melhores Amigos e compartilhar o story somente com as pessoas que estão nessa lista.

Para criar sua lista de Melhores Amigos usando o aplicativo do Instagram:

MELHORES AMIGOS: Saiba como este recurso do Instagram pode te ajudar a VENDER MAIS!

Para compartilhar um story com sua lista de Melhores Amigos usando o aplicativo do Instagram:

MELHORES AMIGOS: Saiba como este recurso do Instagram pode te ajudar a VENDER MAIS!
Tenha em mente que as pessoas da lista de Melhores Amigos saberão que fazem parte dela, mas não poderão ver quem mais está na lista. Somente você poderá ver a lista de Melhores Amigos e ninguém poderá pedir para ser adicionado. Se alguém adicionar você à lista dele, será possível ver um selo verde quando visualizar os stories dessa pessoa e um anel verde ao lado da foto do perfil dela.

Observação: os stories com melhores amigos desaparecem após 24 horas.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário!

Estamos sempre trazendo várias novidades para te ajudar a vender mais e melhor. Que mais e mais você possa vender seus produtos e serviços pelo preço que eles realmente valem. A nossa missão é te ajudar a alcançar esse estágio na sua empresa. Então se você gostou deste artigo, se te ajudou de alguma maneira, deixe o seu comentário aqui embaixo com a sua opinião ou dúvida, porque ele é muito importante para nós! Vamos juntos! Sempre.

Por Brendo Camargo

Por Brendo Camargo
Co-Fundador

Olá, deixe seu comentário para o post: MELHORES AMIGOS: Saiba como este recurso do Instagram pode te ajudar a VENDER MAIS!

Enviando Comentário Fechar :/

Artigos que te fazem sentir frio na barriga. Dados, Insights, Estratégias e mais. Assine já.