16:57 | Você está no lugar certo.
Photo by Lisa Fotios from Pexels

Instagram ou Facebook: Qual é a melhor mídia social para a minha empresa?

Brendo Camargo / Janeiro de 2019 / Tecnologia
Compartilhar

Qual é a melhor mídia?

Essa talvez seja a dúvida mais comum entre pequenos empreendedores. Instagram ou Facebook...  qual é a melhor mídia para a minha empresa? O que nós temos visto com bastante frequência é que várias empresas estão optando por estar exclusivamente no Instagram, abrindo mão completamente do Facebook e outras mídias. Motivo? Óbvio: Engajamento. Mas temos um alerta a fazer: Estar em apenas uma mídia é extremamente perigoso para a marca e aqui está o porquê: Imagine que a plataforma mude de alguma maneira, um algoritmo, por exemplo, que é a forma que a plataforma “escolhe” qual conteúdo mostrar para cada pessoa e o seu conteúdo passe a ter menos alcance. Ou ainda, imagine que a sua conta seja hackeada e você perca todos os seus seguidores. E aí, o que você faz nesse caso?

Não sei se você já tinha pensado nesses pontos, mas hoje vamos falar disso e muito mais para que você tenha tudo o que precisa para tomar a sua decisão. Vamos juntos!

Para começo de conversa..

Para começo de conversa, o Instagram pertence ao Facebook (assim como o WhatsApp) e isso faz que com a “ignição” da plataforma seja muito parecida com a do Facebook. Inclusive, os anúncios veiculados no Instagram são feitos pela conta de anúncios do Facebook. Você sabia?

O que eu quero dizer é que se você está no Instagram achando que lá é diferente do Facebook, talvez não seja tanto assim. Como eu disse antes, as plataformas operam de forma muito similar. A grande diferença talvez esteja no público.. isso sim. A gente tem notado há um tempo já que o Instagram é uma mídia mais “jovem”, enquanto o Facebook tem um público, além do jovem, mais velho também. Um estudo nos Estados Unidos mostrou que os “jovens” que migraram exclusivamente para o Instagram alegaram que não queriam estar na mesma mídia que seus pais. Isso explica uma mudança de comportamento que temos acompanhado.

Esteja onde o seu público está.

Seguindo este pensamento da divisão de públicos entre as plataformas, leve em consideração o tipo de produto que você vende e qual é o público-alvo. Como eu disse, estar exclusivamente em uma única plataforma é perigoso, mas se ainda assim você optar por estar, tome essa decisão baseada em onde a maioria dos seus clientes está. Isso vai te ajudar a ter um horizonte muito mais amplo, passando a considerar – inclusive – outros tipos de mídias, como o LinkedIn (rede social para profissionais – se você vende para outras empresas, pode ser uma boa); ou o Pinterest (já ouviu falar?) – essa plataforma pode ser interessante para negócios de decoração e moda, por exemplo.

Considere os recursos de cada plataforma.

O Instagram é demais, gera mais engajamento e tudo mais, mas quando se trata de link, aí a gente sofre. Apenas contas com 10 mil seguidores ou mais têm o link habilitado na plataforma. E ainda assim, é só no stories (o famoso "arrasta pra cima"). Esse é um ponto importante para se levar em consideração. Ter a possibilidade de levar seu cliente diretamente para a sua plataforma de vendas é importantíssimo e aumenta muito as chances de fechar a venda. No Facebook, por exemplo, o link é habilitado. Se o engajamento lá é baixo, que tal impulsionar as publicações mais importantes? Se é uma publicação que você quer que o seu público veja, você pode impulsionar para as pessoas que já te seguem ou até mesmo criar um novo público. 

Teste A/B: Tenha uma visão clara sobre qual mídia converte mais.

Existe uma ferramenta na plataforma de anúncios que se chama "Teste A/B" e ela é responsável pelos diversos testes que você pode fazer para entender como e onde seu público responde melhor às suas comunicações de marketing. Em outras palavras, ela permite que você veicule um mesmo anúncio em canais diferentes (Facebook e Instagram) e veja em qual deles se tem mais conversões (seja ela qual for: engajamento, cliques, visitas ao site, compras e etc; depende do objetivo do seu anúncio).

Então se você quer ter certeza absoluta que o Facebook deve ou não ser descartado da sua estratégia de marketing digital, faça o teste e tenha uma ideia clara para tomar a sua decisão. Sabe qual é o melhor de tudo? Para fazer o teste você não precisa investir uma fortuna não (um orçamento de R$ 100,00 à R$ 300,00 deve ser mais do que suficiente).

Pronto(a) para tomar a sua decisão?

Bom, esse foi um artigo curto e simples para te ajudar a tomar a melhor decisão e traçar a melhor estratégia de marketing digital para a sua empresa. Gostou? Deixe um comentário aqui embaixo. Quer ver mais conteúdos como esse? Se inscreva na nossa newsletter. Não se preocupe, não vamos encher a sua caixa de entrada com milhares de mensagens. É só uma para te avisar que tem conteúdo novo. Te deixo um abraço e espero te ver mais vezes aqui! Vamos juntos!

Por Brendo Camargo

Por Brendo Camargo
Co-Fundador

Olá, deixe seu comentário para o post: Instagram ou Facebook: Qual é a melhor mídia social para a minha empresa?

Enviando Comentário Fechar :/

Artigos que te fazem sentir frio na barriga. Dados, Insights, Estratégias e mais. Assine já.