10:19 | Você está no lugar certo.
Photo by unDraw

GUIA DEFINITIVO para gerar mais visibilidade do seu perfil usando #hashtags da forma certa. Confira já!

Brendo Camargo / Junho de 2019 / Tecnologia
Compartilhar

Qual é o real papel da #hashtag?

Se você é daquelas pessoas que enchem seus posts de hashtags aleatórias na esperança de gerar mais curtidas e visitas no perfil, mas o máximo que consegue são comentários automáticos, este artigo vai te ajudar a entender qual é o real papel das hashtags para você começar a usá-las da maneira correta e gerar, de fato, mais visitas de potenciais clientes no seu perfil. O que muita gente não sabe é que a hashtag funciona como um link, mas não aqueles links que te direcionam para um site, por exemplo. Elas são um tipo de link interno, funcionando para te levar a destinos que estão apenas dentro da plataforma, por isso quando você clica em uma, você é direcionado(a) para uma série de outras publicações que possuem aquela mesma hashtag.

No artigo de hoje, vou te mostrar um exemplo prático de hashtags que usamos para um de nossos clientes e como isso gerou mais visibilidade para o perfil dele, além de compartilhar com você as melhores práticas para você definir as suas melhores hashtags com base em análise e estratégia e onde você deve colocá-las (se no corpo da legenda ou nos comentários). Então se é isso que você está buscando, fique comigo e vamos juntos!

Antes de falar sobre o que fazer, vamos falar sobre o que NÃO fazer.

É comum vermos publicações com várias hashtags "famosas" mas que no fim do dia, só geram curtidas de pessoas que não estão dentro do público-alvo da empresa ou comentários automáticos de robôs. Estou certo de que isso já aconteceu com você e por isso, antes de falar o que fazer, quero te dar algumas dicas sobre o que NÃO fazer na sua conta.

Primeiro de tudo, ESQUEÇA as hashtags famosas como "#picoftheday, #instagramers, #follow, #instadaily, #instamood" e etc. Elas, além de serem hashtags super genéricas, estão em inglês. O problema aqui é que se elas são genéricas, significa que muitas pessoas usam. Se muitas pessoas usam, significa que pode ter de tudo. E, se tem de tudo, não é segmentado, certo? Além de tudo isso, o número de publicações com essas hashtags pode ser altíssimo, o que siginifica que é quase impossível a sua publicação se destacar nessa multidão. Por exemplo, a hashtag "instagramers" possui 77.418.616 publicações.

GUIA DEFINITIVO para gerar mais visibilidade do seu perfil usando #hashtags da forma certa. Confira já!

Entende por que não compensa usar essas hashtags? O máximo que você vai conseguir são as tais curtidas e os comentários automáticos (muitas vezes em inglês) de contas que não agregam em nada para a sua empresa. Então, sabendo disso, comece por aqui. Não use mais essas hashtags, ok?

Segmente seu público através das suas hashtags.

Lembra que eu disse que elas servem como links internos? Pois bem, imagine a seguinte situação onde uma pessoa clica em uma hashtag #ModaFemininaCampinas.. O que você acha que ela está buscando? É bem óbvio, não é? Então, essa é uma das maneira de você segmentar o seu público através das suas hashtags. Escolha hashtags que tenham a ver com o que você vende e que tenham até 100 mil publicações (é possível você ver quantas publicações uma hashtag tem - basta que você clique nela ou digite-a quando estiver fazendo a publicação). Isso aumentará suas chances de aparecer e ter relevância. Perceba que a hashtag que usamos como exemplo (#ModaFemininaCampinas) é altamente segmentada. Ou seja, estou mirando em pessoas que buscam primeiramente por moda, dentro de moda - a categoria feminina, e dentro de Moda Feminina, quero que sejam de Campinas. Use essa estrutura para definir as suas hashtags, levando sempre em consideração o número de públicações que elas têm (não segmente tanto à ponto de ter apenas algumas publicações com a hashtag escolhida, ok?).

É importante que você entenda que a sua publicação precisa ir bem para a audiência que você já tem (seus seguidores) antes de aparecer para pessoas que ainda não te seguem. Com um bom desempenho, essa publicação terá um impulsionamento orgânico, uma vez que o Instagram vai entender que ela é relevante e fará com ela seja vista por pessoas que ainda não te seguem, mas que têm interesses relacionados àquelas hashtags que você inseriu na sua publicação.

Como ser descoberto através das hashtags.

Existem algumas formas dessas pessoas descobrirem a sua publicação através das hashtags. A primeira delas é a pessoa clicando em determinada hashtag. Neste caso, ela poderá descobrir a sua publicação na aba de "Mais Relevantes" ou na de "Recentes". É bem intuitivo.. se a sua publicação for relevante, aparecerá na primeira aba. Caso você tenha acabado de fazer a publicação, ela também aparecerá na segunda aba.

Uma outra forma é pelo "Explorar" que é aquela lupinha no menu inferior do Instagram. A sua publicação pode aparecer lá para as pessoas que têm interesses relacionados às hashtags que você usou. No entanto, você só terá a chance de aparecer ali caso a sua publicação seja muito relevante e tenha bastante envolvimento (curtidas, comentários, encaminhamentos, salvamentos e etc). Então antes de mais nada, foque em ser relevante para a sua audiência primeiro.

Aproveitando o momento através de hashtags.

Uma boa alternativa para aumentar a visibilidade do seu perfil através das hashtags é aproveitar as hashtags de momento. Por exemplo, quando o filme Vingadores: Ultimato foi lançado, nós fizemos uma campanha para um dos nossos clientes para aproveitar o momento. Com o nosso cliente, que produz Bolos, Doces e Cupcakes, produzimos Cupcakes decoradorados com as "jóias do infinito" que era o ponto central do filme. Na publicação, utilizamos as hashtags do momento, que eram totalmente ligadas ao filme e aos personagens (Homem de Ferro, Capitão América, Thor e mais). Veja abaixo:

GUIA DEFINITIVO para gerar mais visibilidade do seu perfil usando #hashtags da forma certa. Confira já!

Perceba que das 520 contas que alcançamos com essa publicação, 40% não estava nos seguindo. Além disso, das 960 impressões geradas, 201 foram através das hashtags. Essa é uma boa estratégia para você usar, mas tome cuidado e analise bem antes de fazer qualquer ação com um tema que está na boca no povo. Falamos detalhadamente sobre isso no post #JuntoseShalowNow: Por que a estratégia de marketing saiu pela culátra?

A sua hashtag.

Mais uma boa estratégia é você elaborar uma hashtag da sua empresa, uma que só vocês usam. Como o Instagram permite que as pessoas possam seguir hashtags, essa pode ser uma ótima oportunidade para você aparecer mais uma vez no feed dos seus clientes. Seguindo com o exemplo da loja de moda feminina, imagine criar uma hashtag do tipo #sualojaLooks... que tal? Aí é só pedir para as pessoas seguirem. Com isso, toda vez que você postar algo com essa hashtag, a publicação irá aparecer também para as pessoas que a seguem. É uma maneira de aumentar o alcance da sua publicação. Além disso, te ajuda a criar uma relação mais próxima com os seus clientes e, acima de tudo, cria uma referência, já que as pessoas poderão recorrer à essa hashtag sempre que precisarem ter uma ideia sobre looks, por exemplo, e isso estará linkado à sua marca. Neste caso da loja, a hashtag serviria como um "Guarda-Roupas Digital". Legal, né?

Onde é melhor colocar as hashtags? Legenda ou Comentário?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. Aqui na imarkt nós usamos nos comentários, porque percebemos que isso trazia mais resultados de engajamento. Mas esse é exatamente o ponto. Nós usamos assim AQUI. O que eu posso te recomendar é que você faça testes e compare. Faça algumas publicações com as hashtags nos comentários e outras com elas no corpo da legenda e então compare os resultados de engajamento. Assim você terá mais dados para tomar uma decisão que funcione melhor para a sua empresa.

Recapitulando...

Como falamos de muitas coisas neste artigo, juntei tudo de uma forma resumida aqui para você não se esquecer de nada, ok? Confira abaixo o resumão:

  • Esqueça as hashtags famosas que não agregam nada para a sua empresa;
  • Segmente seu público através das suas hashtags e entenda como aparecer para pessoas que ainda não te seguem;
  • Aproveite temas do momento, mas com cuidado;
  • Defina uma hashtag própria e peça para as pessoas seguirem ela;
  • Faça testes para descobrir onde as suas hashtags entregam melhores resultados, se no corpo da legenda ou nos comentários.

Gostou deste artigo?

Se você gostou deste artigo e o achou útil para você, deixe seu comentário aqui embaixo para sabermos a sua opinião! #VamosJuntos

Por Brendo Camargo

Por Brendo Camargo
Co-Fundador

Olá, deixe seu comentário para o post: GUIA DEFINITIVO para gerar mais visibilidade do seu perfil usando #hashtags da forma certa. Confira já!

Enviando Comentário Fechar :/

Artigos de 2-5 min de leitura que valem uma vida inteira. Insights, Estratégias e mais. Assine já.