11:17 | Você está no lugar certo.
Partial Art by unDraw

Como utilizar o recurso de Parceria Paga no Instagram?

Brendo Camargo / Setembro de 2019 / Tecnologia
Compartilhar

Parceria Paga no Instagram.

Se você segue algum famoso no Instagram, provavelmente já viu alguma publicação assim:

Como utilizar o recurso de Parceria Paga no Instagram?

Este é um recurso do Instagram que permite que marcas e criadores de conteúdo [influenciadores e editores] possam identificar conteúdos que são oriundos de uma parceria comercial entre as partes. Mais do que isso, segundo o próprio Instagram, o recurso é uma marcação para ajudar os criadores a divulgar quando uma publicação resulta de uma parceria e contém informações para ajudar as empresas a alcançar o desempenho das campanhas de conteúdo de marca. Por fim, essas ferramentas fornecem transparência sobre o conteúdo de marca para a comunidade do Instagram. É exatamente sobre este recurso que vamos falar aqui hoje e eu vou te explicar passo-a-passo como você pode utilizá-lo, seja você uma marca ou um criador de conteúdo [influenciador]. Você vai aprender como habilitá-lo na sua conta, como aprovar seus parceiros de negócios e como compartilhar suas publicações no Feed, Stories e IGTV marcando seus parceiros. Vamos juntos!

Antes de começarmos, veja um exemplo:

Veja abaixo um exemplo da songofstyle em parceria com a amandawakeley e os exemplos de stories da HonestlyYum e da Heinz.

Como utilizar o recurso de Parceria Paga no Instagram?

Feed (cabeçalho de 2 linhas)


Como utilizar o recurso de Parceria Paga no Instagram?

Feed (cabeçalho de 3 linhas)


Como utilizar o recurso de Parceria Paga no Instagram?

Publicação do Stories

Como habilitar o recurso na sua conta?

Agora que você já sabe para que serve o recurso e já viu um exemplo de como ele aparece na linha do tempo de navegação e nos stories, vamos aprender como habilitá-lo na sua conta. O processo é bem simples. Basta que você acesse a sua conta no Instagram, vá para Configurações > Conta > Ferramentas para conteúdo de marca e clique para habilitar o recurso [vale dizer que a sua conta precisa ser elegível]. Para ficar mais fácil, assita o vídeo abaixo:

Como habilitar seus parceiros de negócio?

Para que seus parceiros de negócio possam compartilhar uma publicação marcando a sua empresa, você precisará habilitá-los na sua conta. Caso você seja a parte que está produzindo o conteúdo e que vai compartilhar na sua conta em parceira paga com outra empresa, esta empresa terá que habilitar você como parceiro. O caminho é bastante simples. Basta que você acesse a sua conta no Instagram, vá para ConfiguraçõesEmpresa > Conteúdo de marca e busque e selecione o parceiro desejado [é recomendável que você habilite a opção "Solicitar Aprovações" para evitar que outras contas compartilhem conteúdo usando o nome da sua página sem permissão]. Para ficar mais fácil, assista o vídeo abaixo:

Como compartilhar uma publicação de Parceria Paga no Feed?

Na postagem do Feed, você vai fazer o processo normal, com apenas uma alteração.. Na última página, você irá em Configurações avançadas > Marcar parceiro de negócios > seleciona o parceiro e pronto. Veja como fazer no vídeo abaixo:

Você pode utilizar o recurso no Feed, no Stories e no IGTV. No Stories, basta que você clique no ícone de link no topo de edição da imagem e selecione e marque o parceiro de negócio. No IGTV, após a postagem ser realizada, clique nos três pontinhos de edição [tem que ser dentro do IGTV] e clique em "Marcar parceiro de negócios"

Oportunidade para marcas e criadores de conteúdo.

Este recurso é uma grande oportunidade para marcas e criadores de conteúdo estreitarem ainda mais suas relações e produzirem conteúdos de altíssima relevância para seus clientes e seguidores. As pessoas estão buscando por marcas que ajudam. O mesmo acontece com os influenciadores. Com as recentes mudanças do Instagram, onde os números de curtidas estão perdendo a relevância, produzir um conteúdo que ajuda é um diferencial gigantesco.

Para as marcas:

Encontre um parceiro que esteja de acordo com a imagem da sua empresa, que acredita no que a sua empresa acredita, que tenha uma mensagem parecida e que atue como um parceiro real e não somente como um parceiro comercial. Crie relações autênticas

Quando você faz este tipo de parceria com um criador de conteúdo, pode ter acesso aos resultados da publicação, tais como: o alcance e o envolvimento (curtidas, comentários) dessas publicações do feed nas Informações da Página do Facebook. Para o Instagram Stories, os parceiros de negócios marcados terão um intervalo de 14 dias para ver as métricas a seguir: alcance, toques para avançar, toques para voltar, respostas e saídas. Os criadores continuarão vendo métricas nas informações do aplicativo.

Ah, outro detalhe legal e muito útil é que o criador pode habilitar a opção de impulsionamento pelo parceiro. Neste caso, você como empresa, pode impulsionar aquela publicação que foi compartilhada pelo criador. Vale ressaltar que o criador precisa habilitar esta opção no momento da publicação.

Para criadores de conteúdo:

Números são importantes, mas mais do que isso, a qualidade do conteúdo é vital para o sucesso das suas parcerias. Prefira parcerias que estejam de acordo com o que os seus seguidores acreditam e estão buscando. Lembre-se, você só revelante e só influencia porque as pessoas que te seguem acreditam no que você faz. Aceitar parcerias que trazem uma boa grana, mas que não vão de encontro com os interesses da sua audiência podem causar ruídos na sua relação com o seu público, por isso é importante colocar na balança o que vale mais.

Utilize os recursos à seu favor. Estruture faixas de preço para cada tipo de publicação [feed, stories e IGTV], pois cada um deles tem o poder te trazer um resultado diferente. Além disso, pense na opção de habilitar o impulsionamento da publicação como um plus, um algo à mais, que pode tanto ser negociado com um valor à mais quanto como um brinde para o seu parceiro. Explore o recurso de forma estratégica e crie parcerias de sucesso.

Veja mais em:

Micro Influenciadores: Como fazer parcerias com marcas mesmo sem ter milhões de seguidores?

Como utilizar o Recurso de Pagamentos do WhatsApp Business?

Gostou deste conteúdo?

Produzimos este conteúdo porque acreditamos que ele tem o potencial de ajudar muitas pessoas que querem viver daquilo que amam fazer, por isso, esperamos que você tenha gostado e, se gostou, que você deixe um comentário aqui embaixo falando o que você achou. Vamos juntos! Sempre.

Links úteis:

Ferramentas de conteúdo de marca no Instagram

Políticas de Conteúdo de Marca, Facebook & Instagram

Instagram permite a marcas impulsionarem criadores

Por Brendo Camargo

Por Brendo Camargo
Co-Fundador

Olá, deixe seu comentário para o post: Como utilizar o recurso de Parceria Paga no Instagram?

Já temos 21 comentário(s). DEIXE O SEU :)
THALITA RIBEIRO

THALITA RIBEIRO

Olá. A parceria tem que ser publicitária ou permuta serve pra usar o rótulo de parceria paga?
★★★★★DIA 15.10.21 18h47RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Brendo Camargo

Brendo Camargo

Olá, Thalita! Qualquer parceria que seja paga (se você recebeu algo em troca, já vale), seja ela publicitária ou permuta.

★★★★★DIA 28.12.21 23h13RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Gustavo Machado

Gustavo Machado

Olá Brendo! Após realizada a parceria, como eu faço pra visualizar os insights dos criadores de conteúdo que contratei. Durante a exibição do story, eu consigo ver. Mas depois que saiu do ar, eu não consigo mais. Eles ficam disponíveis por 14 dias aonde? Obrigado!
★★★★★DIA 05.04.21 18h47RESPONDER
Brendo Camargo
Enviando Comentário Fechar :/
Brendo Camargo

Brendo Camargo

Olá, Gustavo! Tudo bem? Desculpe a demora.


Você poderá conferir esses insights no Estúdio de Criação (https://business.facebook.com/creatorstudio) da sua página, na aba de Monetização > Gerenciador de Colaboradores da Marca.


É um menu bem completo que te permite não apenas visualizar insights, mas também colaborar e gerenciar os conteúdos de parceria. Dá uma olhadinha com mais calma que eu tenho certeza que pode te ajudar bastante! 


Espero ter respondido sua pergunta e te ajudado de alguma forma!


Um abraço,


Brendo

★★★★★DIA 13.05.21 15h50RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
catia pitrez

catia pitrez

Obrigada pelo artigo. É possível a marca promover o post do parceiro? Se sim, como?
★★★★★DIA 08.02.21 14h45RESPONDER
Brendo Camargo
Enviando Comentário Fechar :/
Brendo Camargo

Brendo Camargo

Olá, Cátia! Desculpe pela demora na resposta.


Mas sim, é possível. Criando o anúncio pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads, você vai seguir todos os passos da Campanha (objetivo, orçamento, conjunto de anúncios e etc) normalmente até a parte do criativo, onde você irá selecionar "Usar publicação existente" e logo em seguida clicar na aba "Conteúdo de marca". Se seu parceiro tiver te marcado como "parceiro de negócio" em alguma publicação, ela deverá aparecer nesta aba. Aí é só selecioná-la e concluir o anúncio. Espero ter te ajudado! Obrigado pelo comentário! :)


Importante ressaltar que quem fez a publicação marcando um parceiro deve habilitar a opção de anúncios pelo parceiro. Este post deve complementar minha explicação: https://business.facebook.com/business/help/759293997849980?recommended_by=649610572396685


 

★★★★★DIA 10.03.21 22h20RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Salma Mohammed

Salma Mohammed

Olá tudo bem? Estou com um problema e precido de ajuda, eu marquei um parceiro de negócio e enviei o pedido, mas ele diz que não recebeu a notificação do pedido e quando tento marcar outra vez vem que está pendente. E não aceita mais nada. O que eu faço? Será que não posso cancelar e voltar a marcar de novo? Como faço?
★★★★★DIA 08.11.20 04h52RESPONDER
Brendo Camargo
Enviando Comentário Fechar :/
Brendo Camargo

Brendo Camargo

Olá, Salma! Tudo bem e com você? O seu parceiro de negócios precisa primeiro te habilitar como parceira (veja o segundo vídeo deste artigo). Depois que ele fizer isso, aí sim você poderá marcá-lo como parceiro de negócios em suas publicações. Caso não consiga, avise-nos aqui, ok? Um abraço!

★★★★★DIA 03.12.20 23h59RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Solange Maria Duarte dos Santos

Solange Maria Duarte dos Santos

Minha dúvida é como negociar o pagamemto da postagem marcada
A marca vai me pagar fazendo depósito na minha conta bancária? Como saber quantas postagens marcadas por semana e o valor. Que posso cobrar e não entendo se vou definir receber adiantado ou memsal. Por favor me ajuda,.
★★★★★DIA 26.06.20 08h54RESPONDER
Brendo Camargo
Enviando Comentário Fechar :/
Brendo Camargo

Brendo Camargo

Oi Solange, tudo bem? Ótimas perguntas!


Eu escrevi um outro artigo aqui no blog falando sobre as formas que você pode cobrar o cliente pela parceria, levando em consideração quantidade de postagens, relevância do canal de divulgação (stories, feed, IGTV), relevância da sua conta (se você tem recursos como o "arrasta para cima", por exemplo) e etc. 


Para entender certinho tudo isso com mais detalhes, por favor, acesse este artigo.


Se tiver mais dúvidas, pode mandar aqui pra gente, ok?!


Um abraço e obrigado pelo comentário! Espero ter ajudado!


Brendo

★★★★★DIA 27.06.20 12h20RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Izabella Andrade

Izabella Andrade

Ei Brendo, tudo bem? Eu não sei o que fiz, mas toda vez que vou editar uma foto sempre aparece "adicionar parceiro" logo em cima de " adicionar localização" contudo, essa opção de adicionar parceiro atrapalha eu editar minhas legendas, ou seja, não consigo ver o que está sendo editado. Como eu faço para remover isso?
★★★★★DIA 04.06.20 14h44RESPONDER
Brendo Camargo
Enviando Comentário Fechar :/
Brendo Camargo

Brendo Camargo

Olá, Iza! Conforme falamos por WhatsApp, esse é um problema que eu não tinha visto ainda. Como te mostrei, na minha página (e em uma das suas também) aparece normalmente. Uma opção (recomendada por você, inclusive) é a instalação de um teclado menor. Obrigado pelo comentário e contato! Desculpe não poder ajudar mais. 

★★★★★DIA 04.06.20 15h19RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Ana Cristina Marcondes

Ana Cristina Marcondes

Oi, eu coloquei parceiro de negócio no story do Instagram, como faço para remover ou desativar... Eu não sabia o que eu estava fazendo.
★★★★★DIA 23.05.20 15h45RESPONDER
Brendo Camargo
Enviando Comentário Fechar :/
Brendo Camargo

Brendo Camargo

Olá, Ana! Tudo bem? Se você adicionou ao story do Instagram e somente lá, basta excluir o story. Se você adicionou o parceiro seguindo todos os passos que eu menciono aqui no artigo, você precisa removê-lo lá nas configurações (Configurações > Empresa > Conteúdo de Marca > Parceiros de Negócio Aprovados > Remover). 


 

★★★★★DIA 24.05.20 19h06RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Gabriel Taverna

Gabriel Taverna

Oi não ficou claro pra mim. Eu posso colocar “Parceria Paga” antes de ter uma relação com a marca? Pra que ela note meu perfil em potencial? Ou não, é só para quem já tem algum vínculo?
★★★★★DIA 17.05.20 18h19RESPONDER
Brendo Camargo
Enviando Comentário Fechar :/
Brendo Camargo

Brendo Camargo

Fala, Gabriel! Tudo bem?


Você tem que ter um vínculo com a marca. Até porque você não conseguirá marcá-la e fazer a publicação com o selo de parceria paga se você não estiver na lista de parceiros aprovados dela. Se você quer ter uma ideia melhor de como desenvolver uma parceria com marcas, dê uma olhada neste artigo aqui: Micro Influenciadores: Como fazer parceria com as marcas mesmo sem ter milhões de seguidores?

★★★★★DIA 17.05.20 19h06RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Rafael Silva

Rafael Silva

Olá, e quando cadastramos errado, tipo, em vez de querer parceria paga, eu queria apenas adicionar o Link arrasta pra cima, mas configurei errado, e agora só pede para adicionar o parceiro. O que dá para fazer?
★★★★★DIA 03.04.20 15h05RESPONDER
Brendo Camargo
Enviando Comentário Fechar :/
Brendo Camargo

Brendo Camargo

Fala, Rafael! Tudo bem?


Para adicionar o link de "arrasta para cima" é preciso que a sua conta tenha 10 mil seguidores ou mais. Se você tiver, não tem muito segredo, basta apenas clicar no ícone de link nos stories e adicionar o link que você quer utilizar. Respondi sua pergunta? Se não, me avise aqui, ok? Abração!

★★★★★DIA 07.05.20 16h12RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/

Artigos de 2-5 min de leitura que valem uma vida inteira. Insights, Estratégias e mais. Assine já.