10:48 | Você está no lugar certo.
WhatsApp Brand

Como utilizar o recurso de Pagamentos do WhatsApp Business?

Brendo Camargo / Junho de 2020 / Tecnologia
Compartilhar

Recurso de pagamentos no WhatsApp chega ao Brasil para pessoas físicas e pequenas empresas

O WhatsApp anuncionou nesta segunda-feira (15/06/2020) que agora será possível utilizar a plataforma para o envio e recebimento de pagamentos para pessoas físicas e pequenas empresas. Os usuários no Brasil (exclusivamente) poderão utilizar o recurso de pagamentos no WhatsApp para enviar dinheiro com segurança e fazer pagamentos no comércio local diretamente em suas conversas no WhatsApp.

O Brasil, que é um dos mercado mais importantes para o WhatsApp, vai estreiar a funcionalidade. Neste post, vamos mostrar o passo-a-passo para você, que tem uma empresa, configurar a sua conta do WhatsApp Business e começar a receber seus pagamentos pela plataforma. Importante: embora o recurso também esteja disponível para pessoas físicas, o foco deste artigo é servir como um guia completo para EMPRESAS que desejam receber seus pagamentos pelo WhatsApp. Se esse é o seu caso, vamos juntos!

Configure o recurso de pagamentos no WhatsApp Business:

Como receber pagamentos por vendas no WhatsApp Business

Segundo o WhatsApp, para receber pagamentos por suas vendas no WhatsApp Business, você precisa criar uma conta Cielo ou conectar uma conta existente, além de conectar sua conta bancária de recebimento.

10 passos para configurar uma conta de comerciante, de acordo com as instruções do WhatsApp:
  1. Abra o app WhatsApp Business.
  2. Toque em Configurações.
  3. Toque em Pagamentos.
  4. Em Serviços, toque em Facebook Pay e, na próxima tela, selecione Receber pagamentos por vendas.
  5. Na tela do Facebook Pay, toque em Continuar.
  6. Toque em Continuar novamente para aceitar os Termos de Serviço do Comerciante do WhatsApp, o Acordo de vendedor do Facebook e o Contrato de Credenciamento da Cielo.
  7. Em seguida, crie uma conta de comerciante da Cielo ou conecte uma conta existente.
  8. Para ambos os casos, insira seu CPF ou CNPJ.
  9. Se a conta Cielo não estiver associada ao seu CPF ou CNPJ, você precisará inserir os dados abaixo para criar uma conta:
    1. Nome e endereço da sua empresa
    2. Seus dados pessoais: nome, data de nascimento, endereço de e-mail e CPF
    3. Outros dados necessários para conectar sua conta de recebimento. Essa é a conta para a qual os pagamentos dos seus clientes serão enviados a partir da sua conta Cielo.
  10. Se a conta Cielo existente já estiver associada ao seu CPF ou CNPJ, você precisará conectar e verificá-la no Facebook Pay.

Você só poderá receber pagamentos após a verificação da sua conta de recebimento. Geralmente, o processo de verificação pode levar até 3 dias úteis, e você receberá uma notificação quando ele for concluído. Os pagamentos de clientes serão enviados da sua conta Cielo para sua conta de recebimento em até 2 dias úteis, a partir da data em que a Cielo receber os fundos.

Observação: o WhatsApp e o Facebook não recebem, transferem, processam nem armazenam fundos das transações. Todos os pagamentos são processados pela Cielo, a parceira de pagamentos da plataforma.

A experiência de pagamento do usuário

Para o usuário, no caso o cliente que irá pagar por um produto ou serviço da sua empresa, a experiência vai ser bem fácil e tranquila ao que tudo indica. Ela terá que configurar o recurso na conta pessoa dela e, depois disso, basta inserir as informações pessoais (como o PIN do Facebook Pay ou o Touch ID - impressão digital) a cada pagamento que for realizar. Veja:

Sobre o recurso de pagamentos no WhatsApp com o Facebook Pay

O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, uma maneira segura, interligada e consistente de enviar e receber dinheiro no WhatsApp. Todo pagamento feito no WhatsApp é protegido por diversas camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria do seu celular, e processado com segurança.

Sobre as taxas (para o usuário e para as empresas)

Para o usuário (cliente), o WhatsApp e o Facebook não cobram taxas quando no envio ou recebimento de dinheiro de amigos e familiares usando um cartão de débito, ou quando o cliente envia pagamentos para uma empresa com um cartão de débito ou crédito. 

Já para as empresas, embora não haja limite de transações para receber pagamentos por vendas de produtos ou serviços no app WhatsApp Business, os pagamentos de clientes feitos com cartões de crédito, débito ou cartões múltiplos recebidos no WhatsApp Business estão sujeitos a uma taxa fixa de 3,99% (sujeita a mudanças) por transação. Essa taxa é cobrada em todos os pagamentos de clientes.

Importante: Pagamentos precisam ser recebidos via WhatsApp Business

Segundo o WhatsApp, receber pagamentos de clientes por outro método que não seja a opção "Receber pagamentos por vendas" do Facebook Pay no app WhatsApp Business poderá violar os Termos de Serviço e sua conta do WhatsApp será bloqueada. Então fique ligado(a) nesse detalhe, ok?

Bancos participantes

Como eu disse anteriormente, o Brasil é o país de lançamento desta nova funcionalidade, e por aqui, além da Cielo, que vai atuar como a facilitadora dos pagamentos, o recurso vai poder ser utilizado com cartões de débito, de crédito ou cartões múltiplos (crédito e débito) emitidos pelos seguintes bancos e bandeiras participantes:

  • Banco do Brasil (Visa)

  • Nubank (Mastercard)

  • Sicredi (Mastercard e Visa)

  • Woop, a conta digital da Sicredi (Visa)

Observação: cartões de crédito podem ser usados somente para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business com o Facebook Pay configurado para receber pagamentos por vendas.

Gostou deste conteúdo?

Se você gostou deste conteúdo e se ele te ajudou de alguma forma, deixe um comentário aqui embaixo contando pra gente a sua opinião, dúvida ou até mesmo uma sugestão. Este tipo de feedback nos ajuda bastante a continuar produzindo conteúdos úteis de qualidade para pequenos negócios. Vamos juntos!

Fontes e Links úteis:

Blog do WhatsApp

Recurso de pagamentos no WhatsApp chega ao Brasil para pessoas físicas e pequenas empresas

WhatsApp Pagamentos Brasil

Perguntas Frequentes sobre o Recurso de Pagamentos no WhatsApp Brasil

 

Por Brendo Camargo

Por Brendo Camargo
Co-Fundador

Olá, deixe seu comentário para o post: Como utilizar o recurso de Pagamentos do WhatsApp Business?

Enviando Comentário Fechar :/

Artigos de 2-5 min de leitura que valem uma vida inteira. Insights, Estratégias e mais. Assine já.